Logomarca Igreja Batista Redenção

O EVANGELHO

Deus é bom e tem um plano maravilhoso para a humanidade. O amor bondoso de Deus está expresso no fato de ter criado o mundo e cada pessoa com possibilidade de desfrutar toda a beleza e graça implícita na criação. Deus deseja se relacionar com cada pessoa, trazendo sua bênção e graça sobre todo o mundo.

A pergunta que surge naturalmente é: por que o mundo, então, é marcado por violência, desigualdade e injustiça? Porque as pessoas experimentam tanta angústia, ansiedade e incompletude? Se Deus é bom e tem um plano maravilhoso, por que razão o mundo está em colapso e os indivíduos, em geral, sentem que falta algo, mesmo quando têm a casa repleta de bens ou conhecimento como nunca tiveram antes?

A razão final para o desequilíbrio é que a humanidade se distanciou de Deus, está desconectada da fonte de vida. É a ligação com Deus que permite o reencontrar-se pessoal, o reequilíbrio, de modo que a pessoa que existe debaixo do governo amoroso de Deus redescobre o sentido para a sua vida.

Foto: Alexei Scutari/Unsplash

O distanciamento de Deus tem como consequência a perda de rumo para a vida. A Bíblia define o problema básico do ser humano, e da humanidade no seu conjunto, como pecado. Pecado é errar o alvo, ou seja, o ser humano alienado de Deus não consegue atingir os propósitos para os quais foi criado, tanto no nível pessoal, como nas dimensões familiar e social.

Assim, o belo plano de Deus para a humanidade, por causa da desconexão com Deus mesmo, e da desorientação daí resultante, não é desfrutado pelas pessoas. Pior, ao invés de um mundo ordenado na base do amor, vivenciamos um mundo marcado por forças destruidoras.

A essa altura você já deve estar pensando que a solução óbvia é a reconciliação com Deus e a vida segundo os seus bons planos. E é isso mesmo. Isso nos leva a uma outra questão: como reconectar-se com Deus e discernir seus caminhos para as pessoas e a humanidade?

Há muitas ideias no mundo a esse respeito e não temos espaço para detalhar nem as principais. A própria existência de tal noção na humanidade identifica uma grande sede do sagrado. As religiões, em geral, são a tentativa humana de religar-se com Deus, de baixo para cima. Observa-se grande esforço nesse sentido e muita frustração na prática.

A boa notícia é que Deus veio ao encontro da humanidade perdida. Deus, em Cristo, entrou na triste história humana e agiu decisivamente para superar e vencer o pecado que faz separação entre as pessoas e Deus.

Por meio de Jesus, especialmente da sua morte na cruz, Deus providenciou o perdão dos pecados e, por meio da ressurreição de Jesus, oferece a possibilidade de uma nova vida, a vida que Deus planejou.

Assim, o Evangelho, a Boa Notícia, é que o Deus que o criou ama você e deseja realmente abençoar a sua vida; Ele não desiste de você apesar do problema do pecado, antes, Ele proporciona uma solução pela morte e ressurreição de Jesus para que seu passado possa ser tratado e seu futuro transformado; Ele graciosamente convida você a aceitar o Seu amor, o Seu perdão e o Seu projeto para que a sua vida seja renovada e alcance aquela completude que cada um anela no coração.

Como você reagirá a essa oferta gratuita? Alguns reagem com ceticismo e desdém. E a vida pessoal e social continuará a mesma. Nada será diferente se continuarmos as fazer as coisas como sempre. Porém, se desejamos mudança, transformação e renovação pessoal e social é preciso responder ao convite de Deus com fé e arrependimento. A resposta que Deus espera é arrependimento (reconhecimento que a vida distante de Deus, com todos os seus desdobramentos, é fora do propósito divino e desejo de reconciliar-se com Deus) e fé (confiança no poder de Jesus para perdoar e conceder nova vida).

Que Deus abençoe a sua vida e ilumine seu entendimento, para que você abra seu cora­ção e experimente o amoroso plano de Deus para sua existência. Há uma linda jornada pela frente de restauração e renovação espiritual na companhia de Jesus.

Christian Gillis