• Subcribe to Our RSS Feed

LÍDERES A SERVIÇO DO REINO

fev 23, 2014   //   by marco   //   Editorial da Semana  //  No Comments

“Tome conta das minhas ovelhas.” (Jo 21.17.)

Há muito tempo sonhávamos com uma igreja que fosse muito mais que uma instituição e mais que uma reunião dominical, um ajuntamento de gente, mas uma verdadeira comunidade, uma família da fé. Desejávamos uma igreja que, sem romantismos ou idealizações, desenvolvesse modos de relacionamento a partir do modelo e princípio bíblico de comunhão, diferenciados das formas vigentes na sociedade em geral, marcada por superficialidade, utilitarismo e individualismo (especialmente nos grandes centros urbanos).

Para transformar essa visão em realidade, implantamos o sistema de pequenos grupos, 20 anos atrás, mais focados nos relacionamentos e formação espiritual dos discípulos. Foi no ambiente dos pequenos grupos que os laços de amizade cresceram, e começamos a participar da vida comum uns com os outros. Foi possível conhecer e ser conhecido, e temos centenas de bons testemunhos de reciprocidade e mutualidade (e, claro, nem tudo foi fácil).

Celebramos a caminhada até aqui, pois é Deus quem cria a comunidade! Experimentamos muita Graça em meio à convivência marcada pela mutualidade, pelo que temos a agradecer. Mas esperamos dias ainda melhores pela frente, por aprimorar a dinâmica e funcionamento dos nossos grupos.

Olhando para nossa história, iniciamos com ape­nas 3 grupos e, hoje, somos mais de 30. E mais alguns grupos novos estão nascendo! Conforme a igreja foi crescendo, os grupos acolhiam os que o Senhor acrescentava. De tempos em tempos, então, alguns grupos se multiplicaram. Houve dezenas de conversões a Cristo, batismos e crescimento espiritual dentro dos grupos. Antes, chamávamos de “grupos de crescimento”; hoje, de “igrejas nos lares” (mais voltados para a edificação e comunhão) e “grupos de vida” (mais focados na evangelização). Aprendemos de diversas perspectivas e modelos de diferentes igrejas, até formar a nossa visão, de acordo com nossas intenções, propósitos e projeto.

Observando esse processo, percebemos que  o treinamento de líderes foi crucial para ampliar o número de grupos, pois os líderes são a chave para manter a qualidade do funcionamento dos grupos. Por isso, temos investido em encontros regulares de capacitação de liderança. Esperamos que mais líderes surjam no seio da comunidade para cooperar com a missão que o Senhor tem dado à nossa igreja!

Os líderes, de diversos tipos e funções (experientes, auxiliares, anfitriões, em treinamento), são agentes voluntários do Reino de Deus, que agregam pessoas em torno do Evangelho, para servir no cuidado e formação espiritual daqueles que lhes foram confiados.

Como igreja, reconhecemos o valor de cada líder, como pessoas que dedicam tempo, energia e recursos para realizar essa obra, atendendo a convocação do Rei.  Louvamos ao Senhor por cada obreiro que tem se esmerado em servir, cumprindo o mandato que recebeu. Não são apenas pessoas de valor, mas realizam um grande serviço, articulando o espaço principal de fomento de integração, aconchego e relacionalidade da nossa igreja.

Expressamos nossa gratidão a todos os líderes que têm servido com dedicação ao Senhor no pastoreio de um pequeno grupo, sabendo que seu labor resulta em bênçãos para a igreja e redunda em louvor a Deus.

Que o Senhor abençoe a cada irmão e irmã que colabora no cuidado das ovelhas de Jesus.

Christian Gillis, pr.

Comments are closed.